Criptomoedas podem subir com ações do Fed, mercado despreparado
Os investidores do mundo das criptomoedas podem estar subestimando a intensidade das mudanças que o Banco Central dos EUA, o Fed, vai implementar na sua política monetária. É isso que aponta o economista Timothy Peterson, que compartilhou suas percepções sobre o assunto.
Ele comentou que os mercados atualmente não estão dando a devida importância à possibilidade de cortes rápidos nas taxas de juros nos próximos meses. Essa expectativa, segundo ele, pode surpreender muitos, já que nunca houve uma diminuição gradual tão extensa nas taxas como a que está sendo prevista agora.
Essas mudanças têm o potencial de impactar bastante o mercado, especialmente o Bitcoin e as altcoins. Peterson acredita que podemos ver um salto significativo nos preços dessas criptomoedas nos próximos três a nove meses.
Os comentários dele surgem logo após o Fed ter realizado seu primeiro corte de juros de 25 pontos-base em 17 de setembro de 2025, um movimento amplamente aguardado pelos investidores. Na véspera da decisão, as probabilidades mostravam 96% de chance de um corte de 25 pontos e apenas 4% de redução de 50 pontos-base.
O mercado está antecipando outro corte de juros em outubro
Poucas horas antes do anúncio do Fed, o Bitcoin (BTC) chegou a subir para US$ 117.000, mas logo depois recuou para valores mais próximos aos dias anteriores ao corte, sendo negociado a US$ 115.900 no momento em que este conteúdo é escrito, segundo dados do CoinMarketCap.
As informações da CME revelam que a maioria do mercado está apostando em 91,9% de probabilidade de que um novo corte de 25 pontos-base aconteça na reunião programada para 29 de outubro. As chances de que as taxas permaneçam inalteradas são de apenas 8,1%.